De acordo com os cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, existe um cálculo que pode ser considerado o ano “final” da Terra. Com auxílio de supercomputadores, os pesquisadores conseguiram chegar ao número 1.000.002.021, como sendo o ano em que será o último dia do nosso planeta. Essa simulação mostrou que o principal causador da destruição do planeta é o Sol, que terá uma tradição extremamente forte daqui bilhões de anos.
Esse estudo foi desenvolvido em parceria com a NASA e através dos dados de computadores avançados, foi possível prever como a incidência solar será fundamental para o fim da Terra, causando a evaporação dos oceanos e a morte de qualquer tipo de ser vivo. Vale ressaltar que essa radiação estaria aumentando de forma gradual e até chegar ao ponto do planeta não aguentar mais, já seria inabitável para a humanidade.
Mais detalhes sobre o fim da Terra causado pelo Sol
Segundo os cientistas envolvidos no estudo, com o aumento da radiação solar na Terra faria com a temperatura do planeta aumentasse tanto, que acabaria com o oxigênio necessário para a existência de formas de vida complexa como seres humanos, animais e plantas. Apesar da pesquisa apontar que esse fenômeno será em cerca de um bilhão de anos, é uma revelação interessante, pois a simulação mostra a importância de compreender os ciclos estelares e os limites da habitabilidade planetária.
Vale ressaltar que o aquecimento da Terra é um assunto recorrente e os efeitos das altas temperaturas estão resultando em diversas catástrofes naturais, com climas extremos de secas e tempestades por todo o planeta.