Conforme os estudos avançam, novas informações sobre bem-estar ficam comprovadas, servindo também para desmistificar algumas informações sobre mitos que foram criados ao longo dos tempos. Como por exemplo, os benefícios da água com gás, que é questionada por algumas pessoas, por ter sódio.
No entanto, estudos recentes mostraram que a água gaseificada teve bons resultados nas amostras analisadas e pode potencializar alguns processos biológicos essenciais para a manutenção de um corpo saudável. Diante dessa perspectiva, surge como uma alternativa para substituir o refrigerante, que é algo que pode ser prejudicial à saúde.
Entenda melhor como a água com gás pode ajudar na saúde
O autor da pesquisa, o médico Akira Takahashi, do Hospital Neurocirúrgico Tesseikai, no Japão, reforçou que não basta apenas ingerir a água gaseificada para obter resultados. “O impacto do CO2 na água gaseificada não é uma solução autônoma para a perda de peso. Uma dieta balanceada e atividade física regular continuam sendo componentes cruciais do gerenciamento de peso sustentável”, explica o Dr. no artigo publicado na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health.
Quando uma pessoa consome a água com gás, absorve o dióxido de carbono (CO2) presente na composição da bebida que adentra a corrente sanguínea. Em seguida, os glóbulos vermelhos o transformam em bicarbonato. Através desse processo, a água gaseificada ajuda a reduzir a acidez das células e aumenta a rapidez com que a glicose é utilizada: “O CO2 na água gaseificada pode promover a perda de peso ao aumentar a captação de glicose e o metabolismo das hemácias. Ela também pode afetar as medições de glicose no sangue”, explicou o pesquisador.