Tem um jeito perfeito de se desculpar? Não existe uma receita mágica na hora de pedir perdão, mas um estudo publicado no British Journal of Psychology fez uma descoberta um tanto quanto inusitado. A pesquisa descobriu que o tamanho das palavras que você usa na hora de se desculpar influencia na percepção do arrependimento.
Simplificando: quanto mais longas as palavras que você usa na hora de pedir perdão, mais você parece arrependido ao seu interlocutor e maior suas chances de conseguir ser perdoado.
Para realizar a pesquisa, os autores coletaram 50 pedidos de desculpas postados em redes sociais, metade de celebridades e metade de pessoas comuns. Eles também consideraram dez posts extras, não de desculpas, de cada perfil analisado.
Na segunda parte, eles apresentaram conjuntos de frases de desculpas praticamente idênticas, com variações no tamanho das palavras, a 49 participantes. O resultado confirmou que os pedidos de desculpas com palavras mais longas foram avaliados como os mais arrependidos.
Por que usar palavras mais longas na hora de se desculpar?
De acordo com uma matéria da Superinteressante, esse efeito curioso é resultado do que pesquisadores chamam de “iconicidade dinâmica”. Esse conceito explica que a forma de uma palavra, assim como seu significado, ajuda a transmitir esforço emocional.
“Historicamente, ser vulnerável não nos mantinha seguros. Por isso, criamos defesas. Usar uma linguagem mais elaborada pode ser uma forma de baixar a guarda e mostrar esforço”, explicou Tara Quinn-Cirillo, psicóloga e membro da Sociedade Britânica de Psicologia, ao The Guardian.
Palavras mais compridas precisam de mais energia motora e cognitiva, então o esforço “extra” que você coloca em dizê-las é visto como um sinal maior do seu arrependimento. Estar “genuinamente arrependido” é mais convincente do que estar “muito arrependido”.