Publicado na revista científica Marine Mammal Science, um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou que baleias-jubarte se comunicam com anéis de bolha enquanto estavam interagindo de forma amigável com seres humanos. Os anéis são como vórtices giratórios, parecidos com os anéis de fumaça que muitas pessoas fazem quando fumam, por exemplo. Cada anel tinha cerca de um metro de diâmetro.

Os pesquisadores analisaram 12 ocasiões em que 11 baleias produzirem anéis de bolhas. Eles também dividiram os animais entre faixas etárias e descobriram que o hábito de fazer bolhas é comum em qualquer idade. Fotógrafa e coautora do estudo, Jodi Frediani, afirmou em comunicado que eles observaram várias baleias ao redor do mundo que produziam esses anéis ao se aproximarem de barcos e nadadores.
Por que as baleias-jubarte fazem esses anéis de bolhas?
Esse comportamento já tinha sido avistado algumas vezes e pesquisadores especulam que ele seja uma forma das baleias brincarem ou se comunicarem. De acordo com a Revista Galileu, outra possibilidade é que as bolhas sejam uma forma desses animais encurralarem presas ou escoltarem uma fêmea enquanto machos competem.
Um artigo publicado na Royal Society Open Science revelou que baleias-jubarte utilizam uma espécie de “rede de bolhas” para poder capturar krills (pequenos crustáceos parecidos com camarões). Essa comportamento foi observado no sudeste do Alasca.
“Agora, mostramos que elas estão soprando anéis de bolhas em nossa direção, em uma aparente tentativa de interagir de forma lúdica, observar nossa resposta e/ou se envolver em alguma forma de comunicação”, explica um dos autores do estado, Fred Sharpe, em comunicado.