Nos últimos anos, os suplementos musculares se popularizaram e ficaram mais acessíveis, permitindo que quem possui um frequência de exercícios diários, possam aumentar os níveis de consumo de vitaminas e proteínas de forma prática, como no caso dos suplementos. No caso da creatina, ela funciona por saturação, ou seja, ela precisa acumular nos seus músculos para ter os efeitos desejados. Por isso, tomar todos os dias é mais crucial do que o momento exato da ingestão.
Quem está iniciando nesse processo, deve se questionar qual o melhor horário para ingerir a creatina, seja ela em pó ou em outros formatos, como em goma. De acordo com um estudo publicado na Revista da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, os pesquisadores analisaram os resultados com vários horários e chegaram a conclusão de que não existe uma hora certa para tomar o suplemento:
“O conjunto atual de evidências não comprova que o momento da aplicação da creatina seja crucial em relação ao treinamento de resistência de longo prazo, visto que tanto a creatina pré quanto a pós ao exercício parecem igualmente eficazes na promoção de ganhos mediados pelo tratamento de resistência no acúmulo de tecido magro e no desempenho muscular.”
Mais informações sobre o momento certo de consumir creatina
De um modo geral, existe o consenso entre os especialistas que sugerem que a creatina pode ser melhor absorvida após o treino, pois os músculos estão mais receptivos à absorção de nutrientes nesse período. A liberação de insulina no pós-treino, especialmente se houver consumo de carboidratos, pode auxiliar no transporte da creatina para as células musculares, favorecendo a recuperação e o crescimento muscular.
Se optar por consumir antes do treino, o ideal é tomar 15 e 30 minutos antes para que ela comece a agir, para ajudar a fornecer uma fonte extra de energia e melhorar o desempenho durante os exercícios, especialmente em atividades de alta intensidade e curta duração.
 
			
 
                 
		


