Se eu te falasse para encostar em um vaso sanitário sem lavar as mãos depois, mesmo que fosse o da sua casa, você provavelmente não faria, não é mesmo? Mas você lava a mão toda vez que segura os pesos da sua academia?
Pesos de academia têm 362 vezes mais bactérias do que o assento de um vaso
De acordo com matéria do O Globo, um estudo feito pelo site americano FitRated, em parceria com o laboratório EmLab P&K, descobriu que pesos de academia têm 362 vezes mais bactérias do o assento de um vaso sanitário.
O estudo foi feito analisando amostras de bactérias de 27 equipamentos de três academias de grandes redes, incluindo pesos livres, esteiras e bicicletas. Os pesquisadores encontraram mais de um milhão de germes por polegada quadrada em cada equipamento. As esteiras tinham 74 vezes mais bactérias do que superfícies comuns e as bicicletas, 39 vezes.
Entre as bactérias, foram encontradas cocci gram-positivos, bacilos gram-negativos e Bacillus, que podem causar infecções respiratórias, de pele, entre outros problemas. Outro estudo encontrou bactérias como salmonela e klebsiella, que causam intoxicações alimentares e penumonia, em esteiras, aparelhos de musculação, halteres e bicicletas ergométricas.
Isso não quer dizer que você deva parar de ir na academia, mas os cientistas recomendam alguns cuidados para evitar contaminação por essas bactérias, como higienizar aparelhos antes e depois do uso, lavar bem as mãos, evitar tocar o rosto e trocar de roupa imediatamente após o exercício. Você também pode levar uma toalha para colocar sobre os aparelhos em que precisa se sentar.