Até alguns anos atrás, a síndrome de olho seco, problema oftalmológico que acontece quando os olhos não produzem lágrimas o bastante, era mais comum entre pessoas mais velhas. Porém, de acordo com a Revista Galileu, ele tem se tornado cada vez mais comum entre jovens adultos e o motivo é simples: excesso de telas.
Pesquisadores da Aston University, no Reino Unido, realizaram um estudo que revelou que 90% dos participantes tinham pelo menos um sinal clínico da doença e 56% já tinham um diagnóstico confirmado. O que chamou a atenção é a idade deles: entre 18 e 25 anos. Os resultados foram publicados na revista The Ocular Surface e, como aponta a Revista Galileu, eles sinalizam um problema crescente que especialistas vem chamando de “epidemia comportamental”.
Os jovens que participaram do estudo passavam cerca de oito horas por dia em frente a dispositivos digitais, como celulares e computadores. “O uso prolongado de telas digitais está fortemente relacionado ao surgimento e à piora da síndrome do olho seco”, explicou a oftalmologista Claudia de Paula Faria, do Hospital Israelita Albert Einstein, à Galileu.
“O tempo excessivo diante das telas altera o comportamento de piscar e desestabiliza o filme lacrimal, aumentando o risco e a intensidade dos sintomas. Piscar menos e de forma incompleta impede a lubrificação adequada da superfície ocular, tornando os olhos mais suscetíveis ao ressecamento e à irritação”, conta a especialistas.
Como evitar problemas nos olhos mesmo passando muito tempo em frente às telas?
Para muitas pessoas, por questões de trabalho ou de estudo, é impossível diminuir muito o tempo que você passa em frente a uma tela. Se esse for o seu caso, confira algumas dicas do Portal Drauzio Varella para pelo menos tentar diminuir os danos:
- Aplique a regra 20-20-20: a cada 20 minutos, desvie o olhar da tela por 20 segundos e foque em algo a 20 pés (cerca de 6 metros) de distância;
- Crie horários e espaços livres de telas;
- Ajuste o brilho das telas adequadamente;
- Atente-se à luz do ambiente;
- Otimize seu ambiente de trabalho: procure ter uma postura adequada;
- Psque com frequência;
- Busque alternativas ao lazer digital.