Você já ouviu falar do termo “exercício azul”? O termo está sendo usado para englobar toda atividade física realizada em algum ambiente aquático natural, como nadar em um rio, surfar ou até mesmo apenas caminhar na praia com o barulho das ondas. Além dos benefícios que qualquer exercício vai te trazer, o “exercício azul” tem benefícios não apenas para a sua saúde física, mas também mental e emocional.
Os benefícios do “exercício azul”
De acordo com o La Nacion, a prática dos exercícios nesse contato com a água e com a natureza gera uma sensação de tranquilidade, um “poder para o bem-estar” que pode até ser terapêutico para muitas pessoas. Segundo o site, estudos recentes apontam que a prática do “exercício azul” pode ajudar a melhorar o humor, diminuir o estresse e até a aumentar a motivação para praticar exercícios.
O psicólogo ambiental Mat White fez uma pesquisa sobre o assunto em 2010, demonstrando que as pessoas normalmente avaliam ambientes aquáticos como mais “reconfortantes e atraentes”, impulsionando estudos sobre os chamados “espaços azuis”. O estudo inicial de White sobre o tema contou com cerca de 4,2 mil entrevistados na Inglaterra.
Falando mais especificamente dos exercícios feitos em praias, psicólogos ambientais afirmam que, ao pisar na areia, a sua mente já entra em um estado de “restauração de atenção”, contribuindo para o relaxamento.
Além da calma ambiental, pesquisas sugerem que realizar exercícios perto da água incentiva as pessoas a se exercitarem por mais tempo, o que significa que elas aproveitam mais os benefícios da atividade física.




