Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Fábrica da Coca-Cola fica inativa no Brasil e refrigerantes são recolhidos

Por Gabriela Giordani
06/06/2025
Em Geral
0

Nesta semana, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), suspendeu temporariamente a produção de refrigerantes de uma unidade da Solar, considerada a segunda maior fabricante dos produtos da Coca-Cola no Brasil. Quem emitiu essa ordem foi o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para investigar a suspeita de contaminação por etanol alimentício no líquido de resfriamento utilizado em uma linha de produção do refrigerante. 

A Solar possui unidades em outras regiões do Brasil, mas apenas a fábrica em Maracanaú, no Ceará, teve suas atividades interrompidas. De acordo com o ministro, a pasta também quer saber outras informações do local, como saber se o etanol (álcool) alimentício estava presente na produção do refrigerante. 

COMUNICADO

Uber passa por alteração e novas regras já estão valendo

Um detalhe mudou e virou regra para motoristas e passageiros em 2025
Confira!
X

Uber passa por alteração e novas regras já estão valendo

Confira!

Por meio de nota oficial a Solar informou que as atividades foram paralisadas, com o objetivo único de comprovar a segurança dos seus produtos. A fábrica garantiu, inclusive, que as atividades laborais já foram retomadas, nesta sexta-feira (06), após parecer do Mapa.

“Conforme nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na tarde de hoje, após apresentação dos resultados de rigorosos testes que confirmaram absoluta segurança dos processos produtivos da Solar, a empresa foi autorizada a retomar a sua produção na fábrica de Maracanaú (CE).

A Solar reforça que em nenhum momento a segurança dos produtos foi afetada. Como sempre, a empresa seguirá trabalhando em colaboração e parceria com as autoridades.

Reiteramos que somos uma empresa certificada pela FSSC 22000 de segurança de alimentos e pela ISO 9001 de gestão da qualidade, pela ISO 14001 de gestão ambiental e pela ISO 45001 de gestão de saúde e segurança. Atendemos aos mais altos padrões produtivos internacionais e em conformidade com rígidos protocolos de controle sanitário em todas as etapas. As nossas licenças de operação seguem válidas e atuais, além de sermos submetidos continuamente a auditorias externas e internas”, escreveu a Solar.

Saiba mais informações sobre a fábrica de Coca-Cola parasiliada no Ceará

Para tranquilizar a população, Fávaro ressaltou que, se houver a confirmação do componente, essa contaminação não traz riscos para a saúde, mas se tornou uma questão comercial, uma vez que os refrigerantes não contêm álcool: “Esta empresa usa o etanol alimentício e água no processo de resfriamento. Se tiver a presença de etanol alimentício [no refrigerante] não pode comercializar. Mas, se por acaso alguém consumir, não vai morrer”, disse.

Inclusive, o ministro ainda brincou com a situação, afirmando que: “Se tiver etanol alimentício, aí virou uma Cuba-libre”, um drinque popular composto por Coca-Cola e Rum. Enquanto isso, cerca de 9 milhões de litros de refrigerante foram encaminhados para análise laboratorial e a expectativa é que as atividades na fábrica voltem ao normal rapidamente. 

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post
inss

Robôs podem estar por trás do sumiço do dinheiro do INSS. Entenda!

Confira!

tarefa domestica, limpar

Para que serve a mistura de vinagre e água na limpeza da casa?

02/10/2025
ações

As melhores ações para você comprar neste mês

02/10/2025
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Greve geral é anunciada e estado brasileiro vai PARAR na terça-feira (07/10)

02/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix