O sedentarismo é um problema crescente na nossa sociedade e isso se estende até mesmo no ambiente de trabalho. Seja em trabalhos de escritório, ou na modalidade home office, para muitas pessoas é comum passar o dia todo de trabalho sentado, o que pode trazer prejuízos para a sua saúde não só por causa do sedentarismo, mas por poder forçar a sua coluna.
Mas existem algumas estratégias simples para você minimizar os danos de trabalhar sentado. Em meio a sua rotina de trabalho, você precisa tirar alguns intervalos regulares, pelo menos de hora em hora, para se movimentar e se alongar. A cada 60 minutos, procure tirar uma pausa para caminhar pela casa, subir e descer escadas e respirar um ar fresco no quintal, se possível.
Além de caminhar, você também pode fazer alguns alongamentos para aliviar a tensão muscular de passar muito tempo na mesma posição. Alongue as pernas, os braços, o corpo todo. Se você gostar de ioga, pode até usar algumas das posições da prática para se esticar.
Se você trabalha sentado, então você provavelmente passa o seu dia encarando uma tela de computador e digitando. Existem estudos que relacionam a atividade com o aumento dos casos de tendinite, então não se esqueça de alongar os punhos.
- Levante os braços na altura dos olhos;
- Deixe uma mão para baixo em um ângulo de 90 graus e use a outra como ponto de tensão, empurrando levemente;
- Troque de lado e repita.
Outra estratégia simples para quem não quer ficar muito sedentário, mesmo trabalhando sentado: não facilite demais a sua própria vida. Deixe alguns materiais de escritório um pouco distantes, então você será obrigado a se movimentar um pouco mais ao longo do seu dia!
Os riscos de trabalhar sentado
Algumas pesquisas associam o hábito de trabalhar sentado ao aumento de problemas como doenças cardíacas, diabetes, problemas circulatórios, artrite, entre outros.
 
			
 
		


