Má notícia para aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)! Ainda não é em junho que o governo começa a devolver o dinheiro desviado no esquema de fraude dos descontos indevidos. Segundo matéria do O Globo, as devoluções começam em julho.
“O que eu posso garantir? Vai ser muito mais rápido do que vocês imaginam. A ideia, a determinação, o que todo mundo está trabalhando é que em 2026 a gente não converse mais sobre desconto associativo”, prometeu o presidente do INSS, Gilberto Waller.
Aposentados reclamam da forma de pedir reembolso no Meu INSS
Uma das formas divulgadas pelo governo para solicitar o reembolso é através do aplicativo ou do site do Meu INSS, o que gerou muitas reclamações entre os mais idosos.
Ps: você também pode fazer a solicitação através da Central de Teleatendimento 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.
“Olha, eu já tentei sim entrar no aplicativo, mas às vezes, parece que tem muito acesso e não entra de jeito nenhum, né? Eu tenho que ter uma pessoa do lado, né? Para sempre estar me falando o que que tem que fazer”, relatou a aposentada Elzanira Machado, de 62 anos, à Agência Brasil.
A professora de direito da Universidade do Contestado Adriane Nieglinski afirma que, apesar da digitalização ter agilizado trâmites burocráticos, também trouxe dificuldades para muitos aposentados. “Pra alguém que nunca teve acesso a um conteúdo digital, o acessar começa no simples ligar o sistema, ligar um equipamento. Então, a dificuldade é muito maior”, explica.
Adriane defende a importância de um modelo híbrido, que inclua o atendimento humano. “A pessoa idosa que não tem no cotidiano o uso dos recursos digitais anseia por falar, pedir informação, ver no papel. Quando se tira esse atendimento presencial, a pessoa fica à mercê de ligar ou fazer tudo pela internet. Mesmo pelo telefone, é um atendimento digital. Ou você faz pela internet. E, pra quem não tem internet, como é que faz?”, afirmou.