Considerado um dos principais pontos turísticos do litoral do Paraná, a Ilha do Mel, localizada na baía de Paranaguá, fará cobranças aos turistas que visitarem o local. A medida foi implementada no dia 21 de março, pelo Governador Ratinho Júnior, mas o valor ainda não foi revelado. Especula-se que a taxa será em torno de R$ 20,00 e a cobrança será feita através de um aplicativo que ainda será criado.
Essa é apenas uma das mudanças, pois o governo local tem um projeto que pretende pôr em prática, chamado Marco Regulatório, com novas regras para a ocupação e turismo que objetivam aumentar o desenvolvimento do atrativo. Inclusive, uma delas é aumentar o fluxo de turistas, visando atingir 11.049 por dia visitantes por dia. Antes, o limite era de 5 mil, que servia para garantir a preservação ambiental e o suporte adequado à infraestrutura local.
Mais detalhes das mudanças turísticas na Ilha do Mel
Ainda não foi revelado o valor da taxa, pois é necessário seguir alguns critérios técnicos e dimensionamento do público, assim como ocorreu em outros locais turísticos, como Fernando de Noronha, em Pernambuco. Este valor será definido através da portaria do Instituto Água e Terra (IAT) e as taxas arrecadadas, serão destinadas para melhorias locais e a regulamentação dentro de 180 dias.
Outra mudança significativa na ilha é que o IAT passou a ser o órgão responsável por implementar medidas de controle de acesso das pessoas e fiscalização, promovendo atividades econômicas sustentáveis durante a baixa temporada para gerar trabalho e renda aos moradores.