Se você falar da cidade de Varginha, Minas Gerais, em qualquer lugar do Brasil, a resposta imediata mais provável será: “ah, a cidade do ET?”. A pequena cidade mineira ficou marcada da suposta aparição de um alienígena avistado por três jovens na mesma época em que moradores relataram avistar “objetos voadores misteriosos”. O caso ficou conhecido por todo o Brasil graças a uma matéria do Fantástico, exibida lá em 1996. 30 anos depois, a Globo retoma o caso com um pedaço inédito desse “quebra-cabeça”.
A emissora produziu o documentário O Mistério de Varginha, que foi dividido em três episódios e estreia nesta terça-feira (6), sendo exibido por volta das 23h, depois de O Auto da Compadecida 2 (2024). A produção também fica disponível no Globoplay. O segundo e o terceiro episódio serão exibidos nesta quarta (7) e nesta quinta (8).
Médico afirma ter visto o ET de Varginha em hospital
Um dos pontos mais chamativos do documentário é o depoimento inédito do neurologista Ítalo Venturelli, que afirma ter guardado esse segredo por 30 anos. O neurologista afirma que foi chamado ao principal hospital da cidade para ver algo “diferente”. Ele descreveu que o ser tinha um crânio e olhos em forma de gota, era branquinho, tinha a boca pequena e os olhos da cor lilás.
Paulo Gonçalves, diretor e criador do documentário, afirma que o depoimento de Ítalo é um dos mais fortes da produção. “É um relato muito contundente. É uma pessoa reconhecida na cidade. Por que ele iria mentir?”, afirma.




