Nesta sexta-feira (19), os fãs de fenômenos astronômicos têm que ficar de olho no céu. Hoje é o dia em que o cometa interestelar 3I/ATLAS passa pela menor distância da Terra – mas podem ficar tranquilos porque não tem chance dele atingir o nosso planetinha azul. O cometa vem sendo monitorado pela comunidade científica desde julho, chamando muita atenção por ser apenas o terceiro objeto vindo de fora do Sistema Solar observado por aqui.
De acordo com a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, o horário em que ele vai passar mais perto da Terra é às 3h02 da madrugada (no horário de Brasília), passando a cerca de 270 milhões de quilômetros de nós – em comparação, a Lua fica a cerca de 384 mil km do nosso planeta. Ele atingiu o periélio (ponto mais próximo ao Sol) no dia 29 de outubro.

Como observar a passagem do cometa 3I/ATLAS?
Para quem quiser observar o cometa, já avisamos que vai ser impossível observar o fenômeno a olho nu e até mesmo com binóculos comuns. A recomendação dos astrônomos é utilizar telescópios amadores de médio porte (maior que 150 ou 200 milímetros de abertura) ou maiores, equipamentos que podem ser encontrados a partir dos R$ 2.500, segundo o g1.
Se você não tem um telescópio, uma opção para observar o cometa é através de transmissões ao vivo realizadas por observatórios na internet. Um exemplo é o Observatório Bellatrix, em Manciano, na Itália, que vai realizar uma transmissão da passagem do objeto no YouTube. A transmissão está prevista para começar à 1h da manhã – o link está aqui.




