De acordo com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), o primeiro eclipse lunar de 2025 vai acontecer no dia 14 de março (sexta-feira) e poderá ser visto por todo o Brasil. O fenômeno criará o efeito de “lua de sangue”, no qual o satélite ficará com tom avermelhado no céu. Isso acontece quando a Lua fica posicionada por completo na parte mais escura da sombra da Terra, chamada umbra e, quando a luz solar passa pela atmosfera do planeta, têm seus comprimentos de onda mais curtos (como o azul) dispersados.
Em nota, a Nasa explicou esse fenômeno: “Cores com comprimentos de onda mais curtos – os azuis e violetas – se dispersam mais facilmente do que cores com comprimentos de onda mais longos, como vermelho e laranja. Como esses comprimentos de onda mais longos atravessam a atmosfera da Terra, e os comprimentos de onda mais curtos se dispersaram, a Lua aparece laranja ou avermelhada.”
Qual será o horário do Eclipse Lunar no Brasil?
O fenômeno poderá ser visto no país a partir das 0h57, no horário de Brasília, segundo os dados revelados pela Nasa. O eclipse parcial será por volta das 2h10 e a partir das 3h26, será completo. O fim será por volta das 5h48, mas os horários são estimativas e podem ter alterações.
Diferente do solar, a agência alerta que não é prejudicial ver a olho nu: “Não é necessário nenhum equipamento especial se as nuvens cooperarem. Afastar-se das luzes brilhantes lhe dará uma visão melhor, assim como utilizar binóculos”. Ou seja, se quiser ter uma experiência completa do eclipse lunar, procure regiões com pouca intensidade de luz.




