Na próxima segunda-feira, 4 de agosto, determinadas localidades da Argentina terão um novo feriado, marcando o primeiro fim de semana prolongado do mês. A data sucede o último descanso nacional ocorrido no Dia da Independência, celebrado no início da alta temporada de inverno.
Com o encerramento do recesso escolar, que suspendeu temporariamente o calendário letivo por duas semanas, parte da população poderá usufruir de três dias consecutivos sem atividades laborais.
A folga se apresenta como uma oportunidade para pequenas viagens, antecedendo o próximo feriado prolongado nacional previsto para 17 de agosto, data em que se homenageia o General José de San Martín.
Diferente de um feriado de âmbito nacional, o descanso do dia 4 de agosto será limitado a determinadas localidades e está relacionado a comemorações regionais, como aniversários de fundação e festas patronais.
As áreas que terão suspensão de atividades são:
- Mones Cazón, na Província de Buenos Aires
- Toda a Província de La Rioja
Em Mones Cazón, o feriado ocorre em razão do aniversário de fundação da localidade. As atividades serão suspensas no setor público, e os empregadores do setor privado poderão conceder a folga de forma opcional.
Já na Província de La Rioja, a data marca a morte do bispo Enrique Angelelli, assassinado durante a última ditadura militar argentina. Desde 2016, o governo provincial instituiu o dia como um momento de homenagem ao religioso, em reconhecimento ao seu papel social e em memória das vítimas do regime ditatorial.
Próximo feriado nacional na Argentina
O próximo feriado de alcance nacional na Argentina será no domingo, 17 de agosto, em alusão ao falecimento do General San Martín. No entanto, por ocorrer em um domingo, a data será antecipada para a sexta-feira, 15 de agosto, conforme o regime de feriados móveis adotado no país.