Na próxima terça-feira, 12 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional dos Direitos Humanos. A data, instituída em 2012, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da defesa e promoção desses direitos, além de reforçar valores como fraternidade e paz.
A escolha do dia presta homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves, assassinada em 12 de agosto de 1983, aos 50 anos, na porta de sua casa, na Paraíba. O crime foi cometido por um matador de aluguel a mando de latifundiários, na frente do marido e do filho de oito anos. Margarida ficou marcada pela luta em defesa dos trabalhadores rurais e pela igualdade de direitos no campo.
Apesar de aparecer em alguns calendários como data especial, o Dia Nacional dos Direitos Humanos não é feriado. No entanto, a proximidade com o segundo semestre desperta a curiosidade sobre os próximos dias de folga no Brasil.
Próximos feriados nacionais em 2025
O calendário de 2025 mostra que boa parte dos feriados do segundo semestre cairá em finais de semana. É o caso da Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), todos aos domingos. Já a Proclamação da República (15 de novembro) será em um sábado.
O próximo feriado prolongado será apenas em 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, feriado nacional desde 2023.
Lista de feriados nacionais de 2025
- 1º de maio (quinta-feira) – Dia Mundial do Trabalho
- 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil
- 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (domingo) – Finados
- 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
- 20 de novembro (quinta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
- 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal