Recentemente, um robô da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, encontrou um helicóptero quebrado lá em Marte. Esse helicóptero é o Ingenuity, enviado pela Nasa para o “planeta vermelho” como parte da missão Mars 2020.
O helicóptero foi enviado pela agência junto com o rover (uma espécie de robô) Perseverance. A intenção era descobrir se esse equipamento conseguiria voar em um ambiente tão hostil quanto a atmosfera marciana, que tem apenas 1% da densidade de atmosfera terrestre.
Porém, o Ingenuity desafiou expectativas. Os engenheiros esperava que ele conseguisse realizar, no máximo, cinco excursões, mas, com lâminas de rotor girando a 2,4 mil rotações por minuto, o veículo conseguiu decolar e realizar impressionantes 72 voos, de acordo com a Tupi FM.
Esse feito impressionante abre as portas para futuras missões aéreas no nosso planeta vizinho, além de abrir o caminho para o desenvolvimento de aeronaves mais sofisticadas para possíveis futuras explorações. A operação ainda permitiu a coleta de dados essenciais para planejar rotas seguras para o drone Perseverance.
Por que o helicóptero da Nasa quebrou em Marte?
Em uma de suas excursões mais recentes, o Ingenuity sofreu com um pouso duro por causa do terreno predominantemente arenoso da região em que estava operando. Essa característica do terreno prejudicou o sistema de navegação do helicóptero, que acabou pousando de forma abrupta, danificando suas lâminas e perdendo permanentemente sua capacidade de voar.
Mesmo sem o seu helicóptero parceiro, o drone Perseverance continua sua missão no planeta vermelho, buscando sinais de alguma existência de vida em marte e de acumular dados para futuras missões.