O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, é um programa do Governo Federal que oferece financiamento para estudantes ingressarem em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. Neste ano de 2025, as inscrições começaram na última terça-feira (04/02) e serão ofertadas 112.168 novas vagas, em dois processos seletivos: um para o primeiro semestre de 2025, com oferta de 67.301 vagas, e outro para o segundo semestre, com oferta prevista de 44.867 vagas.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições devem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, entre os dias 4 e 7 de fevereiro. O candidato que for cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), será identificado automaticamente, oferecendo os dados sobre renda familiar média per capita de até meio salário mínimo. Além das vagas do Fies, também haverá vagas reservadas no Fies Social.
O resultado está previsto para sair no dia 18 de fevereiro e, depois do candidato ser pré-selecionado, eles devem complementar a inscrição entre 19 e 21 de fevereiro.
Quem pode participar do FIES 2025?
Apesar do FIES ser relacionado ao ENEM, saiba que é possível tentar o financiamento se o candidato prestou a prova nacional em outros anos, tendo feito a partir de 2010. Além disso, é necessário ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das cinco provas do Enem e não ter zerado a redação em nenhuma edição.
Conheça as vantagens do FIES
O FIES possibilita que uma pessoa consiga financiar até 100% do seu curso, servindo principalmente para pessoas que não consigam outras formas de ingressar nas universidades. Para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, a taxa de juros é zero e existem várias condições de pagamento, possibilidade de carência e parcelamento do valor financiado.