No último domingo (19), a FIFA (Federação Internacional de Futebol) encerrou a sua edição mais recente da Copa do Mundo Sub-20, versão do campeonato exclusiva para jogadores com, no máximo, 20 anos de idade. Atualmente, o torneio acontece de dois em dois anos e a edição de 2025 foi a 24ª.
Essa edição vai entrar para a história como a primeira em que o país do Norte da África, Marrocos, leva o taça para a casa. A seleção marroquina venceu a Argentina por 2 a 0 em partida disputada no Estádio de Jacarta, na Indonésia. Os dois gols foram do mesmo jogador: Yassir Zabiri, de 20 anos.
Bem no início do jogo, com pouco mais que cinco minutos, Zabiri foi derrubado pelo goleiro argentino na entrada da área. O árbitro confirmou a falta e o próprio Zabiri cobrou o pênalti que rendeu o primeiro gol da disputa. Segundo a CNN Brasil, esse lance foi o começo da festa que tomou conta da torcida marroquina nas arquibancadas. O segundo gol, também marcado por Zabiri, aconteceu ainda no primeiro tempo do jogo.
Com a vitória, o Marrocos se tornou o primeiro país árabe a levar a taça do Mundial Sub-20 para casa. A vitória também reforça o momento de ascensão do futebol no país, que chegou à semifinal da Copa do Mundo de 2022.
Como o Brasil se saiu na Copa do Mundo Sub-20
A seleção brasileira foi eliminada da Sub-20 depois de perder para a Espanha e terminar em quatro e último lugar no Grupo C, atrás de Marrocos, México e Espanha. A eliminação já na fase de grupos foi inédita para a nossa seleção no campeonato.