A FIFA divulgou a lista oficial das seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá entre 11 de junho e 19 de julho. Esta será a primeira edição com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro times.
Com a ampliação do torneio, a América do Sul passou a ter direito a seis vagas diretas e uma na repescagem intercontinental. Após 16 rodadas, já estão garantidas:
- Argentina (35 pontos)
- Equador (25 pontos)
- Brasil (25 pontos)
- Uruguai (24 pontos)
- Colômbia (22 pontos)
- Paraguai (24 pontos)
Com isso, os seis classificados diretos sul-americanos estão definidos.
A Venezuela (18 pontos) e a Bolívia (17 pontos) seguem na briga pela última chance de disputar o Mundial, através da repescagem. O 7º colocado das Eliminatórias enfrentará seleções da Oceania, Ásia, América do Norte/Central e África em busca de uma das últimas vagas.
O Chile, com apenas 10 pontos, já não tem mais possibilidades matemáticas de classificação.
Brasil garante vaga e se despede das Eliminatórias
A seleção brasileira carimbou a classificação ao vencer o Paraguai por 1 a 0 na última rodada. A despedida da equipe comandada por Dorival Júnior nas Eliminatórias será contra o Chile, em El Alto, na próxima terça-feira (9), às 20h30.
Copa histórica
Ao todo, 48 seleções disputarão a Copa do Mundo de 2026, a maior da história. Os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros, avançam ao mata-mata.
A edição também será a primeira a ser sediada por três países, reforçando a expectativa de recorde de público e audiência para o maior evento esportivo do planeta.