O longa-metragem “The Sea”, dirigido por Shai Carmeli-Pollak, surpreendeu ao vencer o Ophir Awards, maior premiação do cinema israelense. A vitória garante ao filme a indicação de Israel ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026.
A obra acompanha Khaled, um garoto palestino de 12 anos que vive na Cisjordânia ocupada. Para realizar o sonho de ver o mar pela primeira vez, ele precisa driblar checkpoints militares e atravessar ilegalmente até Tel Aviv. A jornada, que envolve riscos para o menino e seu pai, coloca em evidência a vida sob ocupação.
Além do prêmio principal, “The Sea” levou troféus de melhor roteiro, melhor ator (Mohammed Gazaoui, o mais jovem vencedor da história da premiação), ator coadjuvante (Khalifa Natour) e trilha sonora original (Avi Bellili).
Reação do governo israelense
O resultado provocou reação imediata do ministro da Cultura de Israel, Miki Zohar, que classificou a vitória como “vergonhosa” e anunciou o fim do financiamento público ao Ophir Awards.
“Não há tapa maior na cara dos cidadãos israelenses do que uma cerimônia que cospe nos nossos soldados heroicos”, disse Zohar em comunicado. O governo afirmou que, a partir de 2026, não destinará recursos para a realização da premiação.
Academia defende escolha
A Academia Israelense de Cinema e Televisão, responsável pelo evento, saiu em defesa do filme. O presidente da entidade, Assaf Amir, destacou que “The Sea” representa “um olhar sensível para a humanidade do outro” em meio à guerra em Gaza.
“Especialmente na dura realidade em que vivemos, a capacidade de enxergar o outro dá um pequeno sinal de esperança”, afirmou. Para Amir, a escolha do drama, feito em colaboração entre artistas palestinos e judeus, é uma resposta à pressão internacional por boicote ao cinema israelense.
Caminho até o Oscar
Desde 1991, o filme vencedor do Ophir é automaticamente inscrito como representante de Israel no Oscar. A vitória de “The Sea” garante que o longa esteja no páreo por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na próxima cerimônia da Academia de Hollywood.