Foi uma dia difícil para quem depende do aplicativo de mobilidade 99. Nesta quarta-feira (15), o aplicativo sofreu com instabilidades que levaram horas para serem normalizadas. As reclamações começaram por volta das 8h da manhã, como foi detectado pelo DownDetector. O pico de reclamações chegou por volta das cinco mil denúncias.
A instabilidade não ficou limitada a uma região ou estado em particular, com reclamações vindas de todas as partes do Brasil. O TecMundo decidiu testar o aplicativo e viu que ele abria normalmente, mas o usuário não conseguia pedir corridas, nem acessar outras seções, como o 99Food e o 99Pay.
Nas redes sociais, muitos usuários comentaram a instabilidade, reclamando inclusive de que algumas concorrentes tinham aumentado muito de preço por causa das falhas no app da 99:
99 se pronunciou sobre as falhas
A empresa emitiu o seguinte comunicado por meio das suas redes sociais:
“Alguns de nossos usuários estão enfrentando dificuldades para acessar nossos serviços devido a uma interrupção inesperada. Nossas equipes técnicas estão trabalhando com urgência para resolver o problema, e os serviços estão sendo gradualmente restabelecidos. Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos pela paciência e compreensão.”
A instabilidade no aplicativo também gerou rumores de que a empresa estaria encerrando suas atividades no Brasil, com direito a comunicados falsos usando a estética da 99 circulando nas redes sociais. A 99 fez questão de desmentir os rumores, explicando que a paralisação era apenas um erro temporário.
Motoristas começaram a relatar que o aplicativo já vinha normalizando suas atividades no começo do período da tarde.