“Não tem mais jeito… acabou, boa sorte!” Criado no longínquo ano de 2003, o Skype foi aposentado pela Microsoft nesta segunda-feira (5). Agora, se você estiver em um programa da Microsoft e quiser fazer uma chamada de vídeo, vai ter que usar outro aplicativo: o Teams.
Mas tem uma boa notícia: se você logar no Teams com o seu usuário e senha do Skype, o programa consegue recuperar seus dados e histórico do outro programa. E para quem quiser recuperar os dados do Skype sem usar o Teams, tem outra opção, explica o Olhar Digital: através do Microsoft Teams Free.
“Se você fizer logon no Microsoft Teams Free até lá, sua chamada do Skype e o histórico de chat estarão disponíveis para você. Se você não tomar nenhuma ação, seus dados do Skype serão excluídos em janeiro de 2026″, explica o suporte da empresa.
Por que o Skype acabou?
O anúncio do fim do programa não é exatamente uma novidade. Quando foi adquirido pela Microsoft, lá em 2011, o programa tinha cerca de 150 milhões de usuários. Em 2020, o número tinha caído para 23 milhões. Na era dos smartphones, o Skype ganhou outros rivais e não conseguiu se adaptar tão bem, perdendo a popularidade com o passar dos anos.
Além disso, durante a pandemia, a Microsoft decidiu investir mais no Teams como plataforma de chamadas de vídeo, integrando o programa a outros do Office, transformando a ferramenta menos em uma “rede social” como era o Skype, e mais em uma ferramenta de trabalho e/ou estudo. Inclusive, uma das justificativas da Microsoft para terminar com o Skype foi justamente para focar mais seus investimentos e atenção em melhorar o Teams.