A Volkswagen anunciou a suspensão temporária da produção em duas de suas principais fábricas de veículos elétricos na Alemanha, em Zwickau e Dresden, durante a primeira semana das férias de outono europeias, a partir de 6 de outubro de 2025. A medida ocorre, segundo a montadora, para “adequar o cronograma de produção à atual situação do mercado”, marcada por uma desaceleração nas vendas de modelos 100% elétricos.
Apesar do aumento aparente nas vendas de elétricos na Alemanha no início do ano, concessionárias locais alertam que o crescimento pode ser uma “miragem” — reflexo de promoções e incentivos pontuais, e não de uma demanda sólida.
As plantas afetadas são responsáveis pela fabricação de seis modelos elétricos, incluindo os Volkswagen ID.3, ID.4, ID.5, além do CUPRA Born e do Audi Q4 e-tron. Segundo informações da Bloomberg, outras unidades da marca, como a de Emden — responsável pela produção das versões sedã e perua do novo ID.7 — também farão uma pausa semelhante.
“Estamos ajustando nossa produção de acordo com o comportamento do mercado”, afirmou um porta-voz da montadora.
Mercado em transição
A interrupção reflete um momento de reavaliação estratégica da Volkswagen. Embora a empresa siga investindo fortemente na eletrificação de sua frota, o ritmo de adoção dos carros elétricos ainda está abaixo do esperado na Europa, pressionado por fatores como preço elevado, infraestrutura limitada de recarga e alta competitividade de marcas chinesas.
Em fevereiro, o CEO global Thomas Schäfer já havia reconhecido que a Volkswagen enfrenta “um cenário desafiador na transição elétrica”, e anunciou que a empresa pretende eliminar o número do cartão impresso e o uso de senhas até 2030 com sua solução digital Click to Pay — parte da estratégia de digitalização da marca.
Perspectivas no Brasil
Enquanto lida com ajustes na Europa, a montadora mantém planos ambiciosos para o mercado brasileiro, focados nos veículos híbridos flex. A nova geração do T-Cross e do Nivus, prevista para 2027 e 2028, será produzida sobre a plataforma MQB Evo, com versões híbridas leves (MHEV) e híbridas plenas (HEV).
A Volkswagen também confirmou que o motor 1.5 TSI Evo2 flex, usado nesses futuros modelos, será nacionalizado na fábrica de São Carlos (SP) até 2031.
Apesar das pausas na Europa, a marca reforça que não há planos de corte de empregos, e que as interrupções são temporárias, buscando equilibrar a produção com a demanda real por veículos elétricos.