A cidade de São Paulo anunciou, oficialmente, a suspensão do rodízio de veículos leves entre 22 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026. Este anúncio, feito pela Prefeitura, atende ao reduzido fluxo de trânsito típico desse período festivo. As regras para caminhões permanecem inalteradas, com a retomada do rodízio prevista para 12 de janeiro de 2026.
Durante os meses de dezembro e janeiro, São Paulo frequentemente experimenta uma redução significativa no tráfego. Este padrão é atribuído às férias escolares e às celebrações de fim de ano. Como resultado, a cidade decidiu suspender o rodízio de carros de passeio para facilitar a mobilidade urbana. No entanto, as zonas de máxima restrição à circulação de caminhões (ZMRC) e à frota fretada (ZMRF) continuarão vigentes.
Funcionamento do rodízio habitual
Normalmente, o rodízio de veículos em São Paulo restringe a circulação dos automóveis conforme o final da placa. A restrição ocorre das 7h às 10h e das 17h às 20h, somente em dias úteis.
Aplica-se ao centro expandido da cidade, incluindo importantes vias como as marginais Tietê e Pinheiros e avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay. Quem desrespeitar o rodízio está sujeito a multa de R$ 130,16 e perda de quatro pontos na CNH.
Normas aplicáveis aos caminhões
Os caminhoneiros em São Paulo devem permanecer atentos às restrições que continuam em vigor. As zonas ZMRC e ZMRF mantêm suas regras e exigem cumprimento rigoroso para evitar penalidades. Isso garante que o tráfego de veículos pesados seja adequadamente regulado, minimizando os impactos no trânsito e dificuldades logísticas.
A suspensão do rodízio de veículos para automóveis de passeio em São Paulo reflete um esforço da Prefeitura para aliviar o trânsito durante um período de menor movimento.




