O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular aqui no Brasil, mas será que o seu reinado pode estar chegando ao fim? Elon Musk, dono do X, anunciou uma novidade dentro do antigo (e eterno) Twitter: o XChat, uma plataforma de mensagens dentro do ecossistema do X. O XChat está sendo descrito como um concorrente direito ao WhatsApp e já começou a ser lançado em dispositivos iOS e na web – com chegada ao Android muito em breve.
O XChat é um serviço de mensagens criptografadas de ponta a ponta, focado em privacidade e controle. De acordo com Musk, o sistema usa uma arquitetura baseada no modelo de Bitcoin, com mensagens de podem se autodestruir e envio de arquivos e chamadas de áudio e vídeo. Uma diferença importante dessa novidade em relação ao WhatsApp é que você não precisa de um número de celular atrelado à conta, apenas do seu nome de usuário na plataforma do X.
Esse sistema pode ser acessado tanto dentro do aplicativo X quanto como parte de uma experiência de chat unificada.
O XChat faz parte de uma estratégia mais geral de Musk e sua equipe, que já anunciaram a intenção de transformar o X em um “superapp”, combinando rede social, mensagens, pagamentos e outras funções em apenas um ambiente digital. Essa ideia não é nova e já foi adotada por apps como o asiático WeChat.
Mesmo pouco usado nos EUA, WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado do mundo
O aplicativo da Meta é o app de mensagens mais usado no mundo, com cerca de três bilhões de usuários espalhados pelo globo. Nos Estados Unidos, apesar de não ser tão popular, ele vem ganhando mais adeptos e ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários no país este ano.




