As coisas estão cada vez mais digitais e até a burocracia (por mais odiável que ela seja) está ficando mais prática. Agora, você consegue resolver pendências envolvendo alguns documentos sem ter que passar nem perto do cartório. É isso mesmo, continue lendo que a gente já já te explica como funciona.
Você pode emitir documentos sem ter que ir ao cartório
No portal oficial do Registro Civil, você consegue emitir as segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito, de acordo com o Portal 6. Para solicitar as segundas vias, você precisa entrar no site. Tem três formas:
- Com a sua conta gov.br;
- Com identificação do Registro Civil;
- Com certificado digital ICP-Brasil.
Depois, é só escolher de qual documento você quer emitir uma segunda via, preencher os dados pedidos, selecionar o formato e a forma de pagamento.
Essas segundas vias podem ser emitidas em dois formatos: digital ou impresso. Caso escolha a digital, a certidão fica disponível no site em formato PDF para download. Se você optar pelo formato impresso, o documento será enviado pelos Correios ou pode ser retirado em cartório da sua escolha (lembrando que será cobrada uma taxa de materialização).
E lembrando que, mesmo sendo digital, a emissão continua tendo uma taxa, assim como no cartório, que pode ser paga com cartão, boleto ou Pix. Confira os preços, segundo o Portal 6:
- Versão digital ou retirada no cartório: a partir de R$ 78,14;
- Entrega pelos Correios: cerca de R$ 102.
Ps: a lei garante a emissão gratuita das primeiras vias das certidões de nascimento e de óbito, mas essas vias ainda precisam ser retiradas em cartório.