Será que provas de existência de vida alienígena finalmente estão por vir? É o que o astrofísico de Harvard Avi Loeb e seu time estão teorizando. Loeb defende a teoria polêmica de que o cometa 3I/ATLAS, monitorado há meses, poderia ser uma sonda alienígena disfarçada, enviada para obter informações.
Identificado pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, no início de julho, o cometa 3I/ATLAS conta com cerca de cinco quilômetros de extensão e eststá viajando pelo espaço a 220 mil km/h. Ele não representa nenhum risco de colisão com a Terra, mas, mesmo assim, está sendo monitorado com atenção por ser apenas o terceiro objeto interestelar – ou seja, vindo de fora do Sistema Solar – já registrado.
Segundo o New York Post, a equipe do astrofísico Avi Loeb afirma que o objeto seria maior do que o previsto inicialmente, afirmando que ele teria uma “massa maior do que 33 bilhões de toneladas”.
Cometa poderia ser um objeto de origem alienígena?
Uma das teorias levantadas pela equipe do astrofísico é que o objeto interestelar, composto em sua maioria de dióxido de carbono, seria um artefato tecnológico, uma sonda enviada para obter informações sobre o nosso Sistema Solar.
“A hipótese em questão é que [31/ATLAS] é um artefato tecnológico e, além disso, possui inteligência ativa. Se for esse o caso, então duas possibilidades se seguem“, escreveram Loeb, Adam Drowl e Adam Hibberd em artigo. “Primeiro, que suas intenções são totalmente benignas e, segundo, são malignas.”
Loeb sugere ainda que a inclinação e o caminho permitiriam que a vida inteligente no objeto reunisse ‘medições astrométricas, para determinar as órbitas e massas dos planetas do Sistema Solar, permitindo que ele preparasse uma estratégia de aproximação ideal para o Sistema Solar'”, conta o NY Post.