Talvez você esteja pensando: “Ah, mas não tem vulcão no Brasil” e você está certo… pela metade. Não temos vulcões ativos no país, mas existem, sim, vulcões em terras brasileiras, incluindo o vulcão mais antigo do mundo, que está no meio da floresta amazônica.
Conheça o vulcão Uatumã
O vulcão Uatumã ou vulcão Amazonas, está no sul do estado do Pará, e é uma formação com cerca de 22 km de diâmetro e 1,9 bilhão de anos. De acordo com a Gazeta São Paulo, ele está adormecido há centenas e centenas de anos e pode ajudar cientistas a entenderem melhor como a crosta terrestre se formou.
Os primeiros indícios desse vulcão foram identificados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) lá em 2002, enquanto eles estudavam a região de Uatumã – palavra que origem indígena que significa “rio das águas negras”, segundo o Globo Curiosidade.
O curioso é que, justamente por ser tão antigo, esse vulcão tinha sido “escondido” pelo tempo, pela erosão e pela vegetação, então ele não tem aquela ponta que costumamos ver nos vulcões mais “jovens” ao redor do globo. Análises geológicas identificaram marcas de três grandes erupções do Uatumã, com mais recente tendo acontecido há cerca de 1,78 bilhão de anos.
“Como estamos trabalhando com rochas muito antigas, não temos todas as evidências dessa formação. Coletamos pistas para desvendar o que ocorreu no passado”, explica André Kunifoshita, líder de um estudo do Instituto de Geociências da Unicamp sobre a formação geológica da região, segundo a Revista Forum.
Essas atividades geológicas intensas que aconteceram em um passado distante também ajudam a explicar a riqueza mineral da região.