A Fórmula 1 viverá uma virada histórica a partir da temporada 2026. A categoria estreia o maior pacote de mudanças técnicas de sua história, com novos carros, regras aerodinâmicas inéditas, motores reformulados e a entrada de duas gigantes da indústria automotiva: Audi e Cadillac. As transformações prometem alterar o equilíbrio de forças no grid e redefinir a forma de correr na principal categoria do automobilismo mundial.
As regras técnicas de 2026 foram desenhadas para tornar os carros mais ágeis, leves e competitivos. Os modelos terão distância entre-eixos menor, largura reduzida e pneus mais estreitos, mantendo as rodas de 18 polegadas. A expectativa é de veículos mais responsivos nas curvas e menos dependentes do efeito solo.
Uma das principais mudanças está no fim dos longos túneis de ground effect, usados desde 2022. No lugar deles, entram assoalhos mais planos e difusores com aberturas maiores, o que reduz a carga aerodinâmica e amplia as possibilidades de acerto, nivelando o desempenho entre equipes e estilos de pilotagem.
As asas também mudam:
- As asas dianteiras e traseiras serão mais simples, com menos elementos;
- As “beam wings” traseiras deixam de existir;
- A asa dianteira terá elementos mais estreitos, mas continuará sendo um ponto-chave de desenvolvimento.
A partir de 2026, o DRS deixa de existir no formato atual. Em seu lugar, entra a Aerodinâmica Ativa (Active Aero), que permite aos carros ajustarem o ângulo das asas dianteira e traseira.
- Nas curvas, os flaps permanecem fechados para garantir aderência;
- Nas retas, todos os pilotos podem ativar o modo de baixo arrasto, abrindo os flaps e aumentando a velocidade final — sem depender da distância para o carro da frente.
Além disso, surge o Overtake Mode, disponível apenas quando o piloto estiver a menos de um segundo do adversário à frente. O recurso libera energia elétrica extra para ataques pontuais e estratégicos, mantendo o elemento esportivo das ultrapassagens.
Motores reformulados e novas fabricantes
O regulamento de 2026 também redefine as unidades de potência, tornando-as mais simples, sustentáveis e atrativas para novos fabricantes. Ferrari e Mercedes permanecem, enquanto:
- Audi estreia oficialmente como construtora e fornecedora de motores, assumindo a antiga Sauber;
- Red Bull Powertrains passa a trabalhar em parceria com a Ford;
- Honda retorna como fornecedora oficial, agora com a Aston Martin;
- A General Motors entra no grid com a Cadillac, inicialmente usando motores de outra fornecedora, antes de lançar sua própria unidade em 2029.
Apenas um estreante no grid de 2026
Apesar das grandes mudanças técnicas, o grid terá apenas um novato:
- Arvid Lindblad, 19 anos, sobe da Fórmula 2 para a Racing Bulls, substituindo Isack Hadjar.
Hadjar, por sua vez, foi promovido à Red Bull, assumindo o lugar de Yuki Tsunoda, que ficará como piloto reserva e de testes.
Veja como ficam as duplas da Fórmula 1 em 2026
McLaren
- Lando Norris
- Oscar Piastri
Mercedes
- George Russell
- Andrea Kimi Antonelli
Red Bull
- Max Verstappen
- Isack Hadjar
Ferrari
- Lewis Hamilton
- Charles Leclerc
Williams
- Carlos Sainz
- Alexander Albon
Racing Bulls
- Liam Lawson
- Arvid Lindblad
Aston Martin
- Fernando Alonso
- Lance Stroll
Haas
- Esteban Ocon
- Oliver Bearman
Audi
- Nico Hülkenberg
- Gabriel Bortoleto
Alpine
- Pierre Gasly
- Franco Colapinto
Cadillac
- Sergio Pérez
- Valtteri Bottas




