Atenção para os fãs de Fórmula 1: a partir do ano que vem, com a entrada da equipe da Cadillac na competição automobilística mais famosa do mundo, a F1 vai adotar uma mudança, retomando modelo que era usado lá em 2016. Essa mudança é porque, com a chegada da Cadillac ao grid da Fórmula 1, o número de carros da categoria sobe de 20 para 22, sendo necessária então uma mudança no modelo de classificação. É a primeira vez desde 2016 que a F1 volta a ter mais de 20 carros na competição.
O que muda no modelo de classificação da Fórmula 1
Segundo o Motorsport, a base se mantém, com a divisão em Q1, Q2 e Q3: Q1 (18 minutos) – Intervalo de 7 minutos – Q2 (15 minutos) – Intervalo de 8 minutos – Q3 (12 minutos).
A diferença para o ano que vem é na quantidade de carros que disputam cada parte. “Com 22 carros na pista, o Q1 será formado por todos os pilotos, enquanto seis serão eliminados antes do Q2, deixando 16 na disputa, enquanto o Q3 manterá seu modelo de dez na disputa pela pole position”, explica o Motorsport.
Em documento atualizando o seu regulamento, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) explica que, caso entre uma 12ª equipe do grid, aumentando o número de carros competindo para 24 (são dois carros por equipe), sete seriam retirados do Q1 e do Q2.
Quais equipes vão competir na Fórmula 1 2026?
- McLaren;
- Ferrari;
- Red Bull;
- Mercedes;
- Aston Martin;
- Alpine;
- Haas;
- Racing Bulls;
- Williams;
- Audi;
- Cadillac.