Já tirou as blusinhas de frio do fundo do guarda-roupa? Esta semana marca a chegada de uma frente fria que abaixou as temperaturas em boa parte do país, principalmente nos estados do Sul e do Sudeste. No caso do Sul, a massa de ar polar ainda acende o alerta para chuvas fortes, geadas e até risco de neve em alguns pontos da região.
De acordo com a Revista Oeste, as mudanças no clima já começaram a ser sentidas na segunda-feira (26), com várias partes do Rio Grande do Sul registrando muita chuva com possibilidade de granizo. Na sexta-feira (30), tem previsões de geadas intensas nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além da possibilidade de temperaturas abaixo de zero.
A massa de ar polar também derruba a temperaturas em outros estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e até no sul do Amazonas. “Este será o primeiro episódio de friagem em 2025, quando uma massa de ar frio atinge a Região Norte do Brasil”, afirma o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Inverno de 2025 será frio?
Vale lembrar que ainda estamos no outono. O inverno só começa para valer a partir do dia 20 de junho. As previsões dos meteorologistas é que o inverno de 2025 tenha um frio mais intenso do que o de 2024. O motivo é a “neutralidade climática” após o fenômeno do El Niño, o que acaba favorecendo ondas de frio mais intensas.