Se você é morador de São Joaquim, Santa Catarina, e não gosta de frio, os últimos dias devem estar sendo sofridos para você… na madrugada desta quarta-feira (11), os termômetros da cidade registraram -6,3ºC, a menor temperatura do ano aqui no Brasil. A cidade também teve alguns pontos de geada na região do Vale dos Caminhos da Neve, mas não chegou a nevar.
O recorde anterior de menor temperatura de 2025 também era de São Joaquim. No dia 30 de abril, os termômetros da cidade catarinense registraram -3,2ºC.
Segundo o Epagri/Ciram, o sistema meteorológico do estado de Santa Catarina, outras cidades do estado registraram temperaturas abaixo de zero:
- Bom Jardim da Serra (-5,09ºC);
- Urubici (-3,7ºC);
- Bocaína do Sul (-2,2ºC);
- Rio Rufino (-1,15ºC);
- Bom Retiro (-0,8ºC);
- Campos Novos (-0,6ºC );
- Fraiburgo e (-0,14ºC);
- Monte Carlo (-0,14ºC).
Onda de frio também derruba temperaturas em Belo Horizonte
Nesta quarta (11), uma frente fria, seguida de uma massa polar, chegam a Região Metropolitana da capital mineira, prometendo trazer recorde de temperaturas baixas. Até o fim de semana, as temperaturas mínimas devem chegar aos 10ºC. No Sul de Minas Gerais, as temperaturas ficam perto dos 0ºC, com forte possibilidade de geada, segundo o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo.
Até o momento, a menor temperatura que havia sido registrada na capital mineira foi de 12,1ºC durante a madrugada do dia 17 de maio.
Essa frente fria vai atingir o Centro-Sul do país, com as temperaturas caindo em todo o Sul, Sudeste e no Mato Grosso do Sul. Segundo o Olhar Digital, nesses locais, a temperatura mínima fica 5ºC abaixo da média histórica do mês de junho.