As frutas possuem diversos benefícios para a saúde, mas conforme a ciência avança com os estudos, é possível descobrir como algumas espécies podem ser grandes aliadas, dependendo da necessidade corporal. De acordo com o nutricionista Lucas Alves Deienno, da Clínica CliNutri, a uva pode ser uma boa escolha para idosos, ajudando na manutenção dos nutrientes que são necessários nessa idade. De acordo com as pesquisas, a uva possui elementos bioativos que podem contribuir na redução do colesterol e prevenção da massa muscular:
“As uvas são ricas em resveratrol, um polifenol com potente ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e a reduzir os níveis de LDL, o colesterol ruim. Além disso, os antioxidantes presentes na fruta ajudam a combater o estresse oxidativo, que contribui para a perda de massa muscular com o envelhecimento”, explica o nutricionista.
Entenda melhor como a uva pode ajudar no colesterol
Por ser uma fruta com diversos componentes antioxidantes, a uva se destaca por ter resveratrol (encontrado principalmente na casca e sementes das uvas vermelhas e roxas), flavonoides, antocianinas e taninos. Essas substâncias são capazes de combater os radicais livres no organismo, que são moléculas que podem oxidar o colesterol LDL.
O colesterol LDL oxidado é mais propenso a se depositar nas artérias, formando placas de gordura e levando à aterosclerose (endurecimento das artérias), que aumenta o risco de infarto e AVC. Ao prevenir essa oxidação, a uva ajuda a manter as artérias mais saudáveis. Para a manutenção de massa muscular, a uva auxilia por ser rica em carboidratos, que são a principal fonte de energia para os músculos. Consumi-la antes de caminhadas ou treinos podem ajudar a fornecer a “gasolina” necessária para um desempenho otimizado.