Procurando um lanchinho prático e rápido? Frutas desidratadas são uma ótima opção e as ameixas secas ainda têm outra vantagem: de acordo com pesquisas recentes, essa fruta ainda pode contribuir para manter a massa muscular e a estrutura óssea, ainda mais em pessoas acima dos 45 anos. Depois dessa idade, a perda gradual de massa muscular e de densidade óssea se intensificam, o que aumenta o risco de fraturas.
“Para mulheres acima dos 45 anos, a menopausa significa alterações nos níveis hormonais e um maior risco de perda de densidade mineral óssea. Um estudo revelou que o consumo regular de ameixas secas manteve estáveis certos marcadores ósseos nesse grupo”, afirma o C.B. Radar.
Publicado pelo The Journal of Nutrition, um estudo analisou 183 mulheres não fumantes, gravemente obesas entre 55 e 75 anos. A pesquisa revelou que o consumo de 50 g a 100 g de ameixa seca por dia tem bons resultados contra a perda óssea e a inflamação que acontece após a menopausa.
“Essas descobertas podem ser atribuídas à abundância de compostos bioativos encontrados nas ameixas secas, incluindo vitaminas, minerais, ácidos fenólicos e polifenóis, que provavelmente agem em sinergia para suprimir os monócitos ativados e sua secreção de citocinas inflamatórias que reabsorvem os ossos”, afirmou Connie Rogers, coautora da pesquisa, segundo o Terra.

Confira outros benefícios de consumir ameixas secas:
Segundo o site Terra, essa fruta desidratada oferece outros benefícios:
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares;
- Aumenta a saciedade;
- Promove a saúde do cabelo;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Evita o envelhecimento precoce;
- Melhora a função cognitiva;
- Controla a glicemia.