A cantora Gaby Amarantos chamou atenção com sua transformação física, tendo perdido 35 kg com uma combinação de dieta, exercícios, medicamentos e, como ela revelou recentemente, uma técnica um tanto quanto inusitada… Em participação no programa de internet De Frente com Blogueirinha, a cantora revelou que perder 14 kg com uma lavagem intestinal anal, ou enema, ou, como é popularmente conhecida, uma “chuca”.
“A minha mente limpou, meu corpo limpou, foi uma coisa que eu consegui emagrecer por conta desses processos, mas foi a solução mais radical que eu encontrei porque eu já tinha feito tudo e não conseguia emagrecer”, revelou Gaby durante a entrevista.
Como explica matéria do GLOBO, o método consiste em introduzir grandes quantidades de líquido via sonda retal. Segundo Gaby, no seu caso foram cerca de 300 litros, um por dia. Esse procedimento é usado na medicina para diferentes casos, como pacientes com constipação crônica grave ou, no lado oposto, com incontinência anal.
Nas redes sociais, alguns internautas até contam que usam líquidos como chá e café no procedimento, mas Gaby explicou que usou apenas água.
Método para emagrecer de Gaby Amarantos realmente funciona?
Segundo o GLOBO, não existe comprovação científica que a lavagem intestinal seja eficiente para o emagrecimento. Além disso, especialistas consultados pelo veículo destacam que a “tática” possui riscos.
Fazer a lavagem com frequência pode alterar a composição das bactérias da flora anal, causando desconforto, inflamações, diarreia e até dependência da técnica para conseguir evacuar. “A depender do líquido utilizado para realizar o enema, há ainda o risco de perfuração do reto, irritações, sangramentos, infecções e contaminações”, completa a matéria.