O principal autor da versão original de Vale Tudo (1988) – que acabou de exibir seu polêmico remake – era Gilberto Braga. Responsável por algumas das novelas mais icônicas da Globo, como a própria Vale Tudo, Dancin’ Days (1978) e Celebridade (2003), o autor deixou uma novela com 80 capítulos escritos e que foi engavetada pela emissora.
Depois do fracasso de Babilônia (2015) no horário das nove, Braga planejava voltar ao horário das seis. Encomendada para 2022, o autor estava escrevendo uma novela chamada Feira das Vaidades, baseada no livro de mesmo nome do inglês William Makepeace Thackeray.
Publicado em 1847, o romance conta a história de duas mulheres: Amelia e Rebecca. A primeira vem de uma família rica e a segunda é filha de artistas, mas, muito ambiciosa, tenta subir na vida casando-se com um homem rico… o problema é que ele vai à falência depois do casamento. O autor de Vale Tudo planejava ambientar a trama no Rio de Janeiro da década de 1920.
Por que a Globo cancelou última novela de Gilberto Braga?
Como relembra matéria da VEJA, a emissora não deu um único motivo para o engavetamento da trama, então provavelmente foi por uma combinação de fatores, como os custos elevados de produzir uma novela de época, uma reestruturação no setor de dramaturgia no final de 2020 e o estado de saúde do autor, que já estava mais debilitado nos últimos anos.
Gilberto Braga faleceu em 2021, aos 75 anos, depois de internado com um quadro de septicemia, infecção generalizada. O autor já vinha passando por problemas de saúde nos anos anteriores, tendo sido diagnosticado com Mal de Alzheimer e passado por cirurgias na coluna, no coração e no cérebro.