Com o avanço da tecnologia e a modernização das contas bancárias, os criminosos estão cada vez mais inventando golpes, afetando a vida de milhares de brasileiros, que estão sujeitos a esse tipo de crime. Desta vez, uma nova modalidade está chamando a atenção das autoridades e de usuários de serviços bancários do Brasil, com o chamado ‘golpe da selfie’. O esquema foi identificado recentemente e tem como alvo principal os idosos, usando o reconhecimento facial para acesso fraudulento a contas bancárias.
Após descobrirem movimentações suspeitas, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre o perigo deste novo golpe. Os criminosos fazem abordagens enganosas e conseguem roubar dados pessoais e realizar transações bancárias fraudulentas por meio da autenticação biométrica.
Entenda melhor como acontece o gole da selfie
Depois de conseguir dados das vítimas, os golpistas entram em contato com essas pessoas e afirmam que elas foram sorteadas e vão ganhar algum tipo de regalia, tipo uma cesta básica mensal ou ainda um benefício extra previdenciário. Mas, para isso, eles precisam que a pessoa mande uma selfie como uma maneira de comprovação.
Segundo a associação, o bandido consegue usar essa selfie, colando com uma fita isolante no celular e tampa todos os campos para que a pessoa não perceba que está dentro de um ambiente bancário. Assim, eles conseguem autenticar a biométrica para uma operação de crédito.
“Fique atento e não aceite este tipo de abordagem, porque é golpe. Jamais aceite o pedido de um desconhecido para tirar uma selfie para receber qualquer coisa que lhe ofereça”, alertou Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.