No Paraná, a Polícia Civil prendeu três homens suspeitos de aplicarem o chamado “golpe do aluguel”. Os indivíduos foram presos nas cidades de Camblé, Londrina e Ibiporã, ao norte do estado. De acordo com a investigação, pelo menos 15 pessoas perderam dinheiro nesse tipo de golpe. Confira como esse golpe funciona.
Operação realizada na última quarta-feira (3) tinha como objetivo desarticular o grupo e capturar o criminoso apontado como líder do esquema. A Polícia Civil do Paraná continuam apurando se outras pessoas da região foram prejudicadas por esse golpe.
Como funciona o “golpe do aluguel”
Segundo o g1 Paraná, o grupo de criminosos procurava imobiliárias afirmam que estavam interessados em algum imóvel. Eles agendavam visitas e, durante elas, confeccionavam cópias das chaves dos locais e depois divulgavam os imóveis como se eles estivessem alugando. O que chamava a atenção nesses anúncios é que os criminosos diziam que alugavam sem a exigência de um fiador. Eles negociavam com pessoas interessadas e pediam o pagamento de um “sinal” de até R$ 1 mil para “fechar” o negócio.
Como você já deve estar imaginando, depois de receberam o sinal, os criminosos encerravam o contato com as vítimas, que ficavam sem o dinheiro e sem o imóvel.
O primeiro registro relacionado ao esquema na cidade de Cambé foi a cerca de três meses atrás, quando a polícia identificou os envolvidos usando imagens de câmeras de segurança das imobiliárias, que não tiveram participação no esquema.
O Viva Previdência reúne algumas dicas para tentar evitar golpes do tipo:
- Desconfie de preços muito baixos;
- Pressão para pagamento rápido;
- Poucas informações no anúncio;
- Desconfie de comunicação apenas online.




