Os criminosos criam todo tipo de golpe na internet e o novo alvo foi atrair pessoas interessadas em um suposto concurso público do Banco do Brasil. A instituição financeira precisou emitir uma alerta sobre, afirmando que era um “golpe do falso concurso”, que tem circulado em perfis de redes sociais utilizando indevidamente o nome da instituição.
Os golpistas criaram uma página falsa de inscrição, alegando que seria para o concurso no BB. Ao clicar no link, o usuário era direcionado para outro ambiente online, que solicitava o pagamento de uma quantia via PIX ou boleto para a inscrição e aquisição de material de estudo. Para trazer ainda mais autenticidade para a fraude, os criminosos também criaram um perfil no Instagram para espalhar notícias falsas sobre outros concursos públicos. O objetivo era enganar as pessoas e fazê-las pagar as taxas falsas de inscrições.
Mais detalhes do curso falso do Banco do Brasil
O Banco do Brasil percebeu que algo estava errado quando começou a receber reclamações de vítimas através do Serviço de Atendimento ao Consumidor. Em seguida, o BB denunciou o caso às autoridades e conseguiu tirar do ar o site e a página do Instagram usados pelos criminosos.
Em nota, o banco esclareceu que não existem inscrições abertas para nenhum concurso e não há previsão para um novo processo seletivo: “Reforçamos que não há definição sobre um novo concurso no momento e, por padrão administrativo, sempre comunicamos formalmente qualquer novidade relevante sobre o tema”, afirmou a instituição.
Para reforçar a segurança, o BB informou que as pessoas devem desconfiar de links recebidos por e-mail, SMS e redes sociais. Para ter certeza sobre concursos oferecidos pelo banco, consulte o site oficial da rede bancária e outros canais de informação confiáveis.




