O Pix surgiu para facilitar as transações financeiras no Brasil, tendo como principal destaque, ser gratuíto. Mas, criminosos enxergaram oportunidade de criarem todo tipo de golpe, para tentar arranjar dinheiro de maneira prática, sem que sejam pegos com tanta frequência. Conforme as autoridades descobrem e impedem novos golpes, outras fraudes surgem, colocando em risco milhares de brasileiros.
Recentemente, o novo golpe se popularizou, no qual os criminosos criaram um esquema sofisticado para enganar as vítimas enviando um falso comprovante de Pix no formato ZIP. Quando a pessoa abre o arquivo, acaba perdendo o controle de seus dispositivos móveis, facilitando ações maliciosas dos golpistas. Para isso, os criminosos mandam esse ZIP por SMS ou WhatsApp, parecendo um comprovante de transferência via PIX. Quando a pessoa clica, permite que o sistema operacional do celular fique vulnerável.
Confira abaixo dicas para impedir os golpes do Pix
É fundamental não abrir arquivos de pessoas desconhecidas ou com mensagens suspeitas. Quando for efetuar uma transação, certifique-se de que os dados estão corretos, com nome completo, CPF ou chave Pix do destinatário. Caso caia em um algum golpe, entre em contato imediatamente com o banco e peça para suspender a transação. Além disso, é importante abrir um boletim de ocorrência.
Lembrem-se, não forneça seus dados pessoais, como senhas, códigos de segurança, etc.). Se atender o telefone ou conversar com alguém que não conhece, encerre imediatamente a conversa. Os bancos nunca solicitam essas informações por telefone, e-mail ou mensagem. Instale um bom antivírus e atualize o sistema operacional do seu celular regularmente.