Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Golpistas estão usando o CPF para tirar dinheiro das pessoas. Veja como se prevenir!

Por Carolina Carvalho
22/03/2025
Em Geral
0
cpf golpe receita federal

Imagem: reprodução/Receita Federal

Recentemente, a Receita Federal emitiu um alerta para a população sobre um novo golpe em que criminosos utilizam o nome do órgão para enganar contribuintes, fingindo que existe alguma pendência no CPF da vítima.

Como funciona o golpe?

Os golpistas enviam e-mails para as vítimas, alertando sobre uma suposta pendência no CPF. Os e-mails afirmam que, se a situação não for regularizada imediatamente, o CPF da vítima será suspensa, contas bancárias vinculadas serão bloqueadas e outras complicações graves podem acontecer. Para dar credibilidade, os e-mails usam elementos visuais como logotipos, cores e linguagem técnica semelhantes aos da Receita Federal.

Para regularizar a situação, os golpistas exigem um pagamento de uma falsa multa de R$ 124,60, com um prazo muito curto, normalmente de menos de 48 horas. Esses e-mails contam com links fraudulentos, que encaminham a vítima para páginas falsas do governo.

“No entanto, a URL desses sites apresenta sinais claros de fraude, como o uso de domínios suspeitos, incluindo ‘.mom’ e outros diferentes de ‘.gov.br’. Esse detalhe é um dos principais indícios de golpe e deve ser observado atentamente antes de qualquer ação”, explica o alerta da Receita Federal.

Como se proteger desse tipo de golpe?

Confira as explicações da Receita Federal:

Desconfie de mensagens suspeitas – A Receita Federal não solicita informações pessoais por e-mail ou mensagens de texto. Caso receba comunicações desse tipo, não forneça seus dados.

Evite clicar em links desconhecidos – Golpistas utilizam links maliciosos que podem direcionar para sites fraudulentos ou instalar programas prejudiciais no dispositivo da vítima.

Não abra arquivos anexos – E-mails fraudulentos frequentemente contêm anexos que podem instalar vírus ou coletar informações pessoais.

Verifique a autenticidade da comunicação – A Receita Federal utiliza exclusivamente os canais oficiais de atendimento, como o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site www.gov.br/receitafederal, para comunicar-se com os cidadãos.

Confira a URL antes de agir – Antes de acessar qualquer link enviado por e-mail, verifique se o endereço contém “gov.br”. URLs suspeitas, especialmente aquelas terminadas em “.mom”, indicam fraude.

GOLPES

MEIs estão sofrendo onda de golpes: Conheça as principais fraudes

Confira os golpes mais comuns que acontecem com a categoria dos MEIs, segundo relatos de 1,5 milhão de usuários do MaisMei.
Leia mais
X

MEIs estão sofrendo onda de golpes: Conheça as principais fraudes

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post

Confira quais são as Top 10 melhores franquias para investir no Brasil em 2025

Confira!

Imagem de StockSnap por Pixabay

Adeus, cardápio digital: governo aprova lei e menu impresso passa a ser obrigatório em restaurantes

08/11/2025
capa

Mulher de 23 anos perdeu todo o cabelo por causa de estresse

08/11/2025
Bets aposta

Brasileiros que apostam online recebem alerta sobre Imposto de Renda e malha fina

08/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix