No ano passado, o Google anunciou que iria abandonar o domínio “Google.com.br”. Em endereços web, o “Br” normalmente indica que se trata de um site de origem brasileira – o que não é o caso do Google, empresa estadunidense. Mas o que isso significa? Os brasileiros vão perder acesso ao Google?
Pode ficar tranquilo. A mudança faz pouca diferença para a experiência dos usuários. A única diferença é que, se você quiser digitar o endereço web do google, vai colocar apenas “Google.com”, sem o “br”. Mesmo se você digitar “Google.com.br”, você é redirecionado automaticamente para o novo domínio.
Esse “br” na barra no topo do seu navegador é basicamente a única diferença. A interface e as funcionalidades do buscador continuam as mesmas. A empresa também garante que vai manter seu compromisso com a legislação brasileira, respeitando as regulamentações do país (ouviu essa, Elon Musk?).
Por que o Google vai mudar de domínio no Brasil?
A mudança foi anunciada pela empresa como uma forma de centralizar o acesso a esse domínio, que já é o utilizado nos Estados Unidos e em outras regiões. Segundo o Capitalist, a empresa acredita que o avanço nas tecnologias de localização, que ajudam a filtrar a pesquisa para onde o usuário está, dispensam a necessidade de domínios regionais. Além disso, para o Google, “essa centralização proporcionará uma experiência de busca mais eficiente e precisa”, afirma o site.
A empresa já vem fazendo ajustes na sua infraestrutura para não precisar mais dos domínios regionais desde 2017, com esse propósito de oferecer uma experiência uniforme aos seus usuários.