Nesta segunda-feira (8), o Google começou a liberar uma novidade na sua plataforma: o Modo IA, um recurso de inteligência artificial que promete modernizar a forma como você busca informações na plataforma. Como explica o site Olhar Digital, a ideia é transformar a pesquisa no Google em algo mais parecido com uma conversa que você teria com um chatbot, como o ChatGPT, da OpenAI, ou o Gemini, do próprio Google.
O Modo IA utiliza uma “versão personalizada” do Gemini 2.5, versão mais atualizada da inteligência artificial do Google.
De acordo com o site, essa nova ferramenta aparece como mais uma aba na barra onde você encontra opções como “Imagens” e “Vídeos”.
Novo ferramenta do Google promete atender “demandas complexas”
Segundo o Google, a principal vantagem do Modo IA, que usa inteligência artificial, é conseguir responder demandas complexas, como planejar uma viagem ou fornecer instruções para alguma tarefa, de forma mais eficiente. A empresa afirma que os usuários que usam esse recurso fazem perguntas duas a três vezes maiores do que na busca tradicional.
O Google também dá um exemplo de tipo de “pergunta” que pode ser feita ao Modo IA: “Quero entender diferentes métodos de preparo de café. Faça uma tabela comparando diferenças de sabor, facilidade de uso e equipamentos necessários.”
Além da promessa de um raciocínio mais avançado, o Modo IA consegue responder perguntas interagindo com textos, imagens e sons, e consegue te ajudar a aprofundar a sua pesquisa, com perguntas complementares e links úteis.
Em comunicado oficial, a empresa explica que esse recurso é baseado em sistemas de qualidade e classificação, com o objetivo de gerar uma resposta com maior grau de confiança possível. “Nos casos em que não temos alta confiança, você verá um conjunto de resultados da pesquisa na web”, afirma.