Em um momento em que o mundo todo está tentando fazer a transição para fontes de energia mais limpas, o governo desse país anunciou uma proposta de incentivo ao uso da luz e energia solar – e que ainda deve trazer uma pequena economia ao bolso dos seus moradores. A Austrália está entrando em uma nova fase do seu projeto de transição para energia, introduzindo uma iniciativa de compartilhamento de energia solar.
Programa australiano fornecer três horas de energia gratuitas
Uma parte desse programa é a exigência que distribuidoras de energia elétrica forneçam pelo menos três horas de eletricidade gratuita aos seus residentes nos períodos de pico de produção solar. O governo australiano incentiva que seus moradores aproveitem esse período de “energia gratuita” para realizarem atividades que consomem mais energia, como lavar roupa e carregar veículos elétricos. Todas as residências que contam com medidores inteligentes sem fio serão elegíveis para receber eletricidade gratuita pelo programa, incluindo as que nem contam com painéis solares instalados.
De acordo com o Valor Econômico, esse programa, que ganhou o nome de Solar Sharer entra em vigor a partir de julho do ano que vem, começando nos estados de Novas Gales do Sul e Queensland, podendo ser expandido depois. A ideia por trás do projeto é “reduzir a discrepância entre a oferta e a demanda de energia renovável”, explica o Valor.
A energia renovável representou cerca de 36% do total de energia produzida na Austrália no ano passado. Na população de 27 milhões de pessoas, mais de quatro milhões contam com painéis solares instalados em casa, que representam 12% da energia gerada no país.




