Criado lá em 2008, o Airbnb é uma opção extremamente popular para viajantes que querem economizar na hospedagem e para pessoas que querem ganhar um dinheirinho extra alugando um quarto. Infelizmente, se você estiver viajando para Barcelona, na Espanha, daqui a alguns anos você não vai poder contar com essa opção…
De acordo com a Superinteressante, a cidade espanhola decidiu não renovar licenças para operação de Airbnbs, o que significa que o número de imóveis disponíveis na plataforma na cidade vai diminuir gradualmente até o final de 2028, quando a licença do último imóvel expira (as licenças são de cinco anos) e o Airbnb em Barcelona acaba de vez.
Por que Barcelona está “expulsando” o Airbnb?
Segundo a Super, o motivo é que o número de imóveis destinados a turistas cresceu tanto na cidade – atualmente, são cerca de 10 mil “Airbnbs” disponíveis em Barcelona – que acabaram faltando moradias para os próprios habitantes. Muita procura + pouca oferta = preços dos aluguéis indo às alturas, obrigando parte da população a se mudar – o famoso processo de “gentrificação”. A alta dos boletos foi de 14% em 2023.
Outras cidades enfrentam problemas semelhantes. Atenas, na Grécia, por exemplo, interrompeu a emissão de licenças em três distritos e ainda aumentou impostos para donos de imóveis que alugam através da plataforma. Nova York, nos Estados Unidos, passou a permitir Airbnbs apenas de quartos, mas não de imóveis inteiros e o dono precisa ficar no local durante a estadia do hóspede. Entretanto, a medida de Barcelona é a mais “extrema” tomada até então (será que outras cidades vão seguir o exemplo?).




