Desde que o presidente Donald Trump retornou à Casa Branca, o governo norte-americano passou por diversas mudanças e uma recente está chamando a atenção da população, que é a interrupção da produção de moedas de um centavo. Popularmente conhecida como “Penny”, a decisão de suspender sua produção começou em fevereiro deste ano e o objetivo é otimizar os gastos públicos. De acordo com levantamentos feitos, o custo de produção da moeda supera significativamente seu valor nominal. Estima-se que produzir um centavo custe cerca de 3,69 centavos.
Para argumentar sua decisão, Trump destacou nas suas redes sociais como são os gastos da produção da moeda de um centavo, afirmando ser um desperdício de custos. Segundo o mandatário, haverá uma redução no orçamento relevante para o Departamento do Tesouro, sendo que a Casa da Moeda dos EUA projeta uma economia anual de US$ 56 milhões com a medida.
Saiba mais detalhes sobre a suspensão da moeda de 1 centavo
Vale ressaltar que as moedas estão cada vez mais perdendo força no mercado mundial, apesar de não terem sido extintas por completo. Com novas tecnologias que permitem que as transações financeiras sejam cada vez mais digitais, nos Estados Unidos, uma grande quantidade de “pennies” estão se acumulando em casas e estabelecimentos, longe da circulação ativa, o que demonstra a baixa utilidade prática dessa moeda nos tempos modernos.
De acordo com dados revelados pelo governo americano, cerca de 114 bilhões de moedas de um centavo estão em circulação, mas muitas são subutilizadas. O Canadá e o Reino Unido já descontinuaram suas moedas de menor valor, provando que é possível manter a eficiência econômica e a comodidade nas transações.




