O governo federal está estudando uma mudança que pode ajudar a baixar o preço da gasolina ainda este ano. O Ministério de Minas e Energia pretende aumentar o percentual de etanol na gasolina, atualmente em 27%, para 30%. A medida ajudaria a abaixar o preço do combustível porque o etanol é mais barato que a gasolina.
O Ministério apresentou, na última segunda (17), os resultados de um estudo técnico realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia que confirma a viabilidade técnica do aumento da mistura, sem causar prejuízo aos motores dos veículos.
“O E-30 (30% de etanol na gasolina) é seguro para as frotas e não prejudica o desempenho dos veículos. Levaremos para o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a proposta de ampliação progressiva de 27% para 30%”, declarou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante o anúncio, segundo a CNN Brasil.
Além de abaixar os preços do combustível, outra intenção da medida é tornar o país menos dependente de combustíveis fósseis e de importação, consequentemente, abaixando a emissão de gás carbônico.
Aumentar percentual na gasolina é possível por causa de lei aprovada no ano passado
A medida vem na esteira da lei Combustível do Futuro, sancionada pelo presidente Lula no ano passado, que prevê uma série de iniciativas para incentivar a transição energética dos combustíveis fósseis para fontes sustentáveis de energia, como os biocombustíveis.
“Com o Combustível do Futuro, são previstos investimentos de R$ 260 bilhões até 2037. Além disso, vamos evitar a emissão de 705 milhões de toneladas de CO2 no mesmo período, reforçando o compromisso do país com a redução de gases de efeito estufa”, afirma o Ministério de Minas e Energia.