Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo comunista está perto de dominar mais um país na América do Sul

Por Pedro Silvini
17/11/2025
Em Geral
0
comunismo

(Reprodução/IStock)

A poucos dias da eleição no Chile, a candidatura de Jeannette Jara, ex-ministra do Trabalho e integrante histórica do Partido Comunista, tem mobilizado multidões e alcançado um nível de apoio inédito desde o retorno da democracia, em 1990.

Em atos de campanha como o de Villa Alemana, onde a candidata discursou diante de centenas de apoiadores ao som de cumbia, o crescimento da comunista tornou-se símbolo de um país politicamente dividido — e de uma disputa marcada por frustração econômica e polarização.

Aos 51 anos, Jara defende reforço do sistema público de saúde, construção de moradias populares e elevação dos salários. Ela tem apostado fortemente em sua imagem de origem trabalhadora, argumentando que seu projeto busca “melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

Caso vença, o Chile poderá ter, pela primeira vez, um governo abertamente comunista em mais de três décadas.

Venezuela: um regime de linha autoritária e socialista

Enquanto o Chile observa a ascensão de uma candidata comunista, a Venezuela já vive há anos sob um regime alinhado ao socialismo do chavismo, frequentemente descrito por críticos e opositores como um governo de orientação comunista.

O país atravessa nova escalada de tensões com os Estados Unidos, após o presidente republicano Donald Trump enviar tropas, navios de guerra, caças e até o porta-aviões USS Gerald R. Ford para o Caribe, em uma ofensiva alegadamente destinada ao combate ao narcotráfico. Segundo autoridades citadas pela CNN e CBS News, Trump ainda avalia a possibilidade de operações militares em solo venezuelano.

A mobilização inclui:

  • 15 mil militares enviados à região
  • Destróieres, caças F-35 e um submarino nuclear
  • Operações secretas autorizadas à CIA dentro da Venezuela

Washington acusa Nicolás Maduro de chefiar o chamado Cartel de los Soles e oferece recompensa de US$ 50 milhões por sua captura. Trump também ampliou ataques a embarcações classificadas como pertencentes a “organizações terroristas”, com 21 bombardeios e 80 mortes até agora — ações criticadas pela ONU e por parte do Congresso americano.

Clima de tensão e avanço da polarização

A simultânea ascensão de uma candidata comunista no Chile e o agravamento da crise com o regime de Maduro ilustram a nova fase de instabilidade e realinhamentos ideológicos na América do Sul.

Enquanto a Venezuela permanece isolada diplomática e militarmente, o Chile pode estar prestes a eleger sua primeira presidente comunista desde o fim da ditadura. Para analistas locais, o fenômeno é resultado direto do desgaste econômico, da frustração com elites políticas e do aumento da desigualdade — motores que reacendem debates sobre modelos de Estado em toda a região.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Bolsonaro

Justiça bate o martelo sobre soltar Jair Bolsonaro imediatamente

Confira!

Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

Disney se une ao Google em negociação histórica; veja os detalhes

17/11/2025
aeroporto do galeão

Aeroporto do Galeão enfrentará superlotação no dia 26/11; entenda o motivo

17/11/2025
praia dos ingleses

Uma das praias mais famosas do Brasil está sendo totalmente reformada para o verão

17/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix